Descrição

06-01-2014 14:49

A hipnose como um estado mental e físico, ocorre espontaneamente na vida diária quando estamos absortos por alguma experiência. Podemos estar a assistir a um filme, a ler um livro ou apenas deliciando-nos com sonhos diurnos ou memórias. A perceção de tudo o que está fora do nosso foco, diminui a nossa noção de tempo.

Nesta terapia temos pacientes absorvidos nos seus problemas e nas suas causas. A absorção e confrontação são mais intensas quando se encontram num estado de transe hipnótico.

Na terapia de regressão dizemos que voltamos ao passado, o que é apenas uma figura de linguagem, pois podemos somente dirigir-nos ao futuro, e mesmo assim permaneceremos continuamente no presente. Com regressão ao passado queremos dizer: contatar o passado retido, que carregamos agora. Quando se retrocede durante a terapia, vamos a coisas do passado que interferem agora na vida presente. Uma regressão terapêutica assimila tal episódio ao discerni-lo, revivê-lo e integra-lo, e assim libertando-se dele.

Durante muitos anos existe algo não assimilado no psíquico de uma pessoa e quase sempre com uma precipitação do corpo. A terapia de regressão faz com que haja uma capacidade de assimilar e resolver o que está no psíquico de alguém e que lhe prejudica na sua vida.

Todos nós carregamos uma grande porção do passado connosco. Mas nem tudo se reflete no momento no “agora”. Somente uma parte do nosso passado está conectada com a nossa personalidade presente que pensa, sente, pretende e age “hoje”. A psicoterapia é necessária quando o passado nos faz ficar doentes.